MENOPAUSA, A IMPORTÂNCIA DA ALIMENTAÇÃO NESSA FASE

Por Luciana Cerveira

Uma alimentação adequada pode, e muito, auxiliar as mulheres na menopausa e amenizar os sintomas indesejáveis e manter um peso saudável. Tanto para as que fazem reposição hormonal, quanto e principalmente àquelas que por algum motivo não podem fazer. Devido ás alterações hormonais nesta fase, ocorre uma maior facilidade de armazenar gordura e diminuir massa e o metabolismo desacelera.

A mulher vai ficando com uma composição corporal mais andrógena (com acúmulo de gordura abdominal), e isto representa maior risco às doenças cardiovasculares, resistência insulínica, Diabetes tipo II e hipertensão arterial.

E as mulheres que apresentam sobrepeso ou obesidade na menopausa podem ter sintomas mais intensos.
Há necessidades de nutrientes específicos que tem ação na modulação hormonal e que podem amenizar os sintomas da menopausa.

Portanto, fazer uma alimentação saudável, consumindo com maior freqüência estes alimentos pode beneficiar muito as mulheres neste período.

Esse cuidado deve acompanhar a infância e adolescência, pensando sempre na prevenção, diminuindo os sintomas quando chegar na menopausa e prevenir algumas doenças crônicas associadas com estilo de vida e alimentação.

A LINHAÇA É MUITO IMPORTANTE NA FASE DA MENOPAUSA

A linhaça é uma das maiores fontes alimentares de lignanas, um fitoesteroide que “imita” a ação do estrógeno, o hormônio feminino produzido durante a menstruação. Sua produção, na menopausa, é reduzida consideravelmente, e a linhaça pode ajudar na reposição desse hormônio.
Consulte um profissional para orientar seu consumo correto.

Gel de Linhaça

Ingredientes:
02 colheres de sopa cheias de linhaça
água filtrada o quanto baste
Preparo:

Colocar a linhaça em um copo de vidro e cobrir com água filtrada. Deixar de molho de um dia para outro. Adicionar o gel de linhaça em sucos ou massas de panquecas, bolos e pães.

 

Fonte:https://nutrircomtempero.wordpress.com

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *